Share Bar  Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Google+  Compartilhe no Pinterest  Compartilhe no Linkedin Compartilhe por E-mail

Frutos do Mar

Torta Capixaba

Receita enviada por: Lyl

Ingredientes

Preparo antecipado
1/2 kg de bacalhau



Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo . 360 g
1 xícara (chá) de azeite de oliva espanhol . 200 g
1 clara . 40 g



Recheio
2 cebolas . 303 g
4 tomates médios . 640 g
1/2 xícara (chá) de azeitona s/ caroço . 80 g
3 colheres (sopa) de coentro picado . 12 g
1/2 kg de filé de pescada
30 camarões médios . 350 g
1 xícara (chá) de palmito em conserva picado . 160 g
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva . 100 g
250 g mexilhão médio limpo sem a casca
1 colher (sopa) de colorau . 5 g
Sal a gosto



Cobertura
5 ovos . 280 g

Modo de preparo

1 - Pique o bacalhau, lave-o e coloque em uma tigela grande com 3 litros de água. Cubra a tigela com filme plástico. Deixe de molho por 36 horas a 48 horas dentro da geladeira, trocando a água no mínimo 6 vezes. Em seguida, escorra a água e coloque o bacalhau em uma panela. Cubra com 1 litro de água, leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até o bacalhau ficar macio. Retire do fogo, escorra a água, tire a pele e os espinhos do bacalhau, desfie-o grosseiramente e reserve.
2 - Preaqueça o forno em temperatura média (180°C)
3 - Massa: em uma tigela peneire a farinha de trigo com o sal. Adicione o azeite de oliva (reserve 2 colher das de sopa) e misture por 1 minutos ou até ficar homogêneo. Acrescente a clara e misture por 2 ou até formar uma massa homogênea e que solte das mãos.
4- Unte uma assadeira de aro removível (25 cm de diâmetro) com o azeite reservado e enfarinhe e forre o fundo e as laterais com. Reserve.
5 - Recheio: descasque as cebolas, lave-as e pique em pedaços pequenos.
6 - Lave os tomates sob água corrente e retire os pedúnculos. Coloque-os em uma panela com 2 litros de água fervente. Deixe no fogo por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água, tire as peles dos tomates ainda quentes, parta-os ao meio e elimine as sementes. Pique a polpa dos tomates em cubos médios e reserve.
7 - Retire os caroços das azeitonas e meça 1/2 xícara chá. Reserve.
8 - Lave o coentro, seque-o com toalha de papel, separe somente as folhas e pique-as em pedaços pequenos. Meça 3 colheres (sopa) e reserve.
9 - Limpe os filés de peixe, tire as aparas, lave-os e seque com toalha de papel. Coloque-os em uma panela com 1 litro de água (ou até que cubra), leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos ou até ficarem macios. Retire do fogo, escorra a água e desfie o peixe. Reserve.
10 - Lave os camarões, elimine a casca a cabeça e o rabinho. Lave novamente e tire a parte escura do dorso.
11 - Pique os palmitos em rodelas médias, meça 1 xícara das de chá e reserve.
12 - Coloque 1 colher (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira (30 cm de diâmetro) e leve ao fogo por 1 minuto. Incorpore os camarões e frite-os, mexendo de vez em quando, por 2 minutos ou até mudar a cor. Cuidado para não fritar muito e os camarões ficarem borrachudos. Retire os camarões com uma escumadeira e coloque em uma tigela. Reserve
13 - Lave os mexilhões e seque-os com toalha de papel. Reserve.
14 - Em uma panela grande coloque o azeite de oliva restante e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até a cebola ficar macia. Acrescente o bacalhau, os tomates, as azeitonas, o coentro, o filé de pescada, os camarões, o palmito, os mexilhões e o colorau. Cozinhe, mexendo de vez em quando, cuidado por 6 minutos ou até os mexilhões ficarem macios. Retire do fogo, arrume o recheio sobre a massa e Reserve.
15 - Cobertura: c coloque os ovos na tigela da batedeira. Bata por 3 minutos ou até os ovos dobrarem de volume e despeje sobre o recheio.
34 - Leve ao forno por 20 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva quente ou fria.

Valor nutricional por pedaço: 356 calorias; 20 g de carboidratos; 20 g de proteínas; 22,5 g de gorduras totais (3,5 g de saturada, 15 g de monoinsaturada e 2,5 g de poliinsaturada); 118 mg de colesterol; 3,5 g de fibras; 3 mg de ferro; e 56 mg de cálcio.

Grau de dificuldade: Difícil

Rendimento: 16 pedaços de 170 g

Tempo de preparo: 1 hora (exige preparo antecipado de 36 horas mais 40 minutos e cozimento)
 
Fonte: Armando Andrade


Compartilhe esta ReceitaShare Bar Compartilhe no Facebook  Compartilhe no Twitter  Compartilhe no Google+ 


Saborearte indica:
Brownie
Saborearte indica:
50 Tons de Brigadeiro
Saborearte indica:
Curso Pizza
Saborearte indica:
Curso Hamburguer
Saborearte indica:
Confeitaria Vegana
Saborearte indica:
Vinhos
Saborearte indica:
Mestre Japa
Saborearte indica:
Bolos da Vovó
Saborearte indica:
Curso Pizzaiolo
Saborearte indica:
Bolo de Pote
Saborearte indica:
Espetinhos
Saborearte indica:
Cozinha Fit

Copyright © 2000 - Todos os direitos reservados. Uma realização W7              Saborearte no Facebook  Saborearte no Twitter